Conheça 5 tipos de telhados verdes

Conheça 5 tipos de telhados verdes

28 de maio de 2021 0 Por Acelerax

A implementação de telhado verde em diferentes tipos de construções proporciona diversos benefícios. Entre eles, é a captação de água da chuva, a economia com telhas e é a solução ideal para garantir o conforto térmico do ambiente.

Por essas e outras vantagens, os telhados verdes ganham cada vez mais espaço no Brasil e em outros países. Auxiliam, inclusive, a edificação conquistar pontuações de certificações sustentáveis, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e a AQUA (Alta Qualidade Ambiental).

João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo e especialista em Design Biofílico da Ecotelhado, acrescenta que o telhado verde também a aumenta a biodiversidade na cidade, reduz a poluição e proporciona economia financeira, uma vez que a água da chuva poder ser utilizada na limpeza de ambientes, jardinagem ou descargas.

Ele explica que há pelo menos cinco tipos de telhados verdes. Confira quais são as opções:

1 – Sistema Azul e Verde

O Sistema Azul e Verde Ecotelhado para Reservatório de Amortecimento de Água Pluvial é a combinação de duas das tecnologias mais eficientes para promover a drenagem urbana com o amortecimento da água da chuva, ao mesmo tempo que age como um purificador urbano.

A água é retida através de uma estrutura de vegetação que atua como reservatório superior. O excesso de chuva infiltra para a bacia de amortecimento e, lentamente, a água passa pelo tubo inferior de menor diâmetro. Além disso, quando a intensidade da chuva aumenta, a água passa a circular também pelo tubo superior.

Diagrama, Aplicativo Descrição gerada automaticamente

2- Sistema Alveolar

O Sistema Alveolar tem como objetivo proporcionar ao telhado, com pouca ou sem inclinação, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio com a natureza. Seu uso permite inclinação no telhado de até 10° ou 20%.

Esse sistema se caracteriza por ser leve e é recomendado onde há pouca circulação. Em sua composição, possui a da membrana alveolar, responsável pela reserva de água para vegetação.

3- Sistema Alveolar Grelhado

O Telhado Verde com Sistema Modular Alveolar Grelhado é a melhor opção para coberturas inclinadas. Ele é composto por uma membrana responsável pela reserva de água e ainda possui a inclusão de uma grelha tridimensional de PEAD. Seu uso permite inclinação no telhado de até 20° ou 30%.

4 – Laminar médio

O Telhado Verde com Laminar Médio conta com um sistema hidropônico que reutiliza, principalmente, a água da chuva e também o próprio efluente (esgoto) da edificação tratado. Assim, você não precisa desperdiçar água potável na irrigação. Com ele, também é possível utilizar placas fotovoltaicas para captação de energia solar.

O sistema possui um piso elevado com a função de criar, abaixo do mesmo, um reservatório de água ou de ar para isolamento termoacústico. Além disso, permite a passagem de fios ou tubulações.

Casa com gramado na frente Descrição gerada automaticamente

5 – Laminar alto

Este sistema comporta um grande reservatório de detenção de água pluvial. Graças a isto, a vegetação possui menor necessidade de irrigação superficial ou, em algumas regiões, até mesmo substitui ou suplementa a irrigação da vegetação e o empreendimento pode se beneficiar com o reservatório de detenção.